quinta-feira, 23 de julho de 2020


UM CUIDADOR SHOW DE BOLA

Oi, amigos e amigas! Um estudo feito recentemente sobre os cuidadores de pacientes com ELA revelou que 80% dos cuidadores dos pacientes do sexo masculino são as próprias esposas.

Comigo não foi diferente pois a minha esposa tem estado ao meu lado desde o início quando fui diagnosticado com ELA. Mas a medida que as minhas limitações aumentavam, a minha esposa sozinha já não estava conseguindo cuidar de mim.

Felizmente, eu encontrei um amigo que tem sido o meu cuidador e eu gostaria de destacar a importância dessa pessoa na vida de uma pessoa com uma doença degenerativa.

CARACTERÍSTICAS DE UM CUIDADOR

1.TER DOM PARA CUIDAR

A primeira característica que um cuidador deve ter é o dom para ministrar o cuidado aos pacientes. As qualificações técnicas são importantes e necessárias, porém se o profissional não possuir o dom de ministrar o cuidado às pessoas de nada valerá possuir tantas habilidades.

2.TER PACIÊNCIA

A segunda característica que eu gostaria de ressaltar em um cuidador é a paciência nas horas difíceis que o paciente com ela enfrenta. Eu vejo pessoalmente isso quando eu levanto de manhã e vejo que certas coisas que eu conseguia fazer no dia anterior já não consigo fazer mais.

Essas perdas constantes acabam deixando a gente triste e chateado. Nessas horas o silêncio cooperativo de um cuidador se torna um alento para o paciente.

AINDA ASSIM, EU SOU FELIZ.

Eu sou feliz porque tenho ao meu lado além da minha esposa e minha família, um cuidador que apresenta essas duas características: o DOM de ministrar o cuidado e a PACIÊNCIA comigo nas horas mais difíceis.

Por isso, eu quero aproveitar esse momento para agradecer especialmente a Jackson Pinheiro pela sua paciência, sua amizade e pelo seu cuidado. As suas mãos agora têm me ajudado a tomar banho, escovar os dentes, pentear o cabelo, barbear e entre tantas outras coisas.

CUIDADOS REDOBRADOS NA PANDEMIA DO COVID-19

Nessa época de pandemia ele tem tido todo cuidado ao chegar em minha casa ele toma banho, troca de roupa e usa a máscara para cuidar de mim. Não poderia deixar de destacar que o meu cuidador fez parte de um momento muito importante da minha vida. 

Por conta da pandemia, não pude acompanhar o nascimento da minha netinha Celina. E recentemente, em minha casa, eu pude carregá-la nos meus braços e de pé com a ajuda do meu cuidador e genro. Foi muito emocionante. Confiram esse momento. 



Ele é um cuidador show de bola. Segue um vídeo em que ele revela isso.


Bahiiiiiiiaaa....kkkk...Que também é show de bola!


Até a próxima quinta com ELA e DEMAIS doenças. E se cuidem!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, professor! Muito bom esse teu trabalho para transmitir suas experiências e conhecimento para as demais pessoas.

    Ps. O Senhor conseguiu um cuidador do Bahia, não acredito! Hahahah

    ResponderExcluir
  2. Oi Tinho, que bom meu filho, por Deus tem colocado nais um anjo na sua vida. Deus nunca nos desampara Ele é fiel. Sei que você está feliz em carregar no colo sua netinha Celina . Bjssssss em todos. Te amooooooooo de muitãoooooo

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus, temos manter a fé e esperança, abraço

    ResponderExcluir