quinta-feira, 28 de maio de 2020

 

Metas pessoais para enfrentar os momentos trágicos da ELA e o isolamento social


Olá! A Pandemia da Covid-19 tem se apresentado como um momento de crise com sérias implicações para a saúde mental dos indivíduos. Momentos de crise são situações de instabilidade onde ocorrem rupturas de esquemas cotidianos previsíveis.

Como consequência, as pessoas comumente experimentam sentimentos de desconhecimento e desorientação sobre o presente e o futuro (individual ou coletivo), e, nesse cenário, a vivência da ansiedade torna-se comum, dada a ausência de perspectivas concretas sobre o futuro, especialmente quando os recursos para enfrentar situações amedrontadoras são escassos e/ou limitados para lidar com os desafios do cotidiano.

Os pacientes com ELA já enfrentam uma situação de isolamento e muitas vezes sofrem com sintomas de ansiedade e depressão principalmente diante das incertezas quanto ao futuro. Por isso, é necessário desenvolver estratégias que possibilitem o enfrentamento dos problemas ocasionados também pela ELA.

Metas Pessoais 

Eu, em particular, estabeleci algumas metas pessoais para enfrentar os momentos trágicos da ELA e o isolamento social que atingiu a todos. Recentemente comecei a escrever um livro que espero concluir ainda este ano e quem sabe publicá-lo. O livro será dedicado aos pacientes com ELA, seus familiares e cuidadores. 

Lendo Artigos 

Outra coisa que tem me ajudado a ocupar o tempo tem sido a leitura de artigos científicos sobre o Coronavírus. Diante da desinformação científica sobre a COVID-19, resolvi me aprofundar na leitura de dezenas de artigos científicos principalmente sobre o uso da hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19. 

Live no Instagran 

Tive a felicidade de participar de uma LIVE para falar sobre esse assunto no início deste mês. Foi muito interessante e gratificante. Pois, pude contar com a presença virtual de familiares, amigos e ex-alunos. Corações para vocês...kkkk


Trabalho de Conclusão de Curso

Além disso, tenho orientado, voluntariamente, alguns alunos a fazerem seus trabalhos de conclusão de curso - TCC. E ainda fui convidado para escrever um artigo para uma revista.

Os pacientes com ELA, na maioria das vezes, continuam mantendo as suas faculdades cognitivas e devem continuar trabalhando para mantê-las funcionando bem. E comigo não é diferente. Mesmo sendo portador da ELA e aposentado, tenho preenchido o meu tempo com coisas que gosto, que me fazem felizes e ainda ajudando o meu próximo.

Assim, tenho conseguido me manter mentalmente ocupado e isso me ajuda a esquecer um pouco as dificuldades impostas pela doença. Portanto, é necessário estabelecer metas que possam ser cumpridas dentro de um período razoável de tempo.

Isto vale não só para os pacientes com ELA, mas também para todos nós que de alguma maneira estamos sofrendo por esta pandemia. Até a próxima quinta com ELA.E se cuidem!