quinta-feira, 3 de junho de 2021

 

Olá amigo e amigas de Quinta com ELA e Demais doenças! Tudo bem? Mais ou menos? Que bom que vocês fazem parte do grupo dos normais. kkk...Força e sabedoria para tentar resolver seus problemas. Vamos a mensagem de hoje?

A enquete da semana passada perguntou se a esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla são doenças semelhantes. Sendo assim, para responder essa pergunta vamos começar analisando a terminologia do nome dessas duas doenças.

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA 

ESCLEROSE MÚLTIPLA

ESCLEROSE

Ambas as doenças começam com a palavra esclerose, certo? A palavra ESCLEROSE vem do grego “sklérosis”, que significa “ENDURECIMENTO” ou CICATRIZAÇÃO. Hoje já se sabe que tal endurecimento ou cicatrização é provocado por inflamação.

LATERAL AMIOTRÓFICA e MÚLTIPLA.

Nos resta agora as demais palavras LATERAL AMIOTRÓFICA e MÚLTIPLA. A Esclerose lateral amiotrófica refere-se ao endurecimento ou cicatrização da porção lateral da medula espinhal decorrente da morte dos neurônios motores. Uma vez afetando os neurônios motores irá levar a atrofia do músculo por isso que diz AMIOTRÓFICA que significa:

A = não,

Mio = músculo e,

Atrofia = que se torna menor ou se enfraquece.

Já a múltipla são múltiplas cicatrizes/endurecimentos presentes na medula espinal e no cérebro.

Uma vez entendendo a terminologia, agora vamos a explicação dessas duas doenças. A ESCLEROSO MÚLTIPLA é uma doença neurológica, crônica e autoimune onde as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.

Na prática essa doença faz com que o axônio perca sua capa gordurosa chamada de mielina que é responsável pelos impulsos nervosos.

Essa perda produz os diversos sintomas da doença como: Fadiga, alterações fonoaudiológicas, visuais, no equilíbrio e coordenação; transtornos cognitivos, emocionais e na sexualidade.

Sua causa é desconhecida e seus pacientes são geralmente jovens, mulheres de 20 a 40 anos. Ainda não tem cura, mas seu tratamento consiste em atenuar os afeitos e desacelerar a progressão da doença.

A ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA causa a morte dos neurônios motores do cérebro, do tronco cerebral e da medula anterior do corpo. Não há a degeneração da mielina responsável pelos impulsos nervosos como a Esclerose Múltipla, mas sim, comprometimento nas sinapses que ligam os neurônios do cérebro que por sua vez afeta os neurônios inferiores, os neuromotores.

Os sentidos, percepção à dor, controle fecal, urinário, frequentemente, permanecem, intactos, mesmo em estados avançados da doença, podendo ocorrer constipação devido a fraqueza da musculatura da parede abdominal e imobilidade nos estágios mais tardios da doença. Os músculos que movem os olhos, frequentemente, permanecem não afetados e a função sexual geralmente permanece normal. 

Compreenderam a diferença entre essas duas doenças? Apesar dos nomes serem parecidos a forma como elas agem são diferentes. A esclerose múltipla afeta mais as funções cognitivas, coordenação e equilíbrio, que de certa forma, comprometerá, também, o movimento e a locomoção.

Já esclerose lateral amiotrófica é mais agressiva e afeta o movimento, o equilíbrio, a locomoção de forma irreversível. Existem casos de demências associadas a essa doença. 

Mas, ambas as doenças necessitam de tratamento especial de uma equipe multidisciplinar, com reavaliações contínuas para a sobrevida dos pacientes. 

Espero ter contribuído na diferenciação dessas duas doenças. Até Quinta com ELA e Demais doenças.