quinta-feira, 15 de agosto de 2019


ELA: cadeira de banho, qual o melhor tipo? 


Oi, amigos dos portadores da ELA. A ELA é uma doença degenerativa dos nervos motores, levando a imobilidade do portador. Não existe cura, mas tratamentos que proporcionam qualidade de vida ao portador.

Por isso, que é muito importante estarem atentos aos tratamentos medicamentosos, naturais e equipamentos que auxiliam e proporcionam aos portadores conforto e fluidez nas suas atividades diárias. Por exemplo, na hora do banho o portador poderá usar uma cadeira de banho que lhe dará mais segurança.

Mas qual o tipo de cadeira apropriada para um portador da ELA? Varia de acordo com as suas necessidades. As dicas a seguir servirão para ter uma ideia do material, durabilidade, estrutura,  praticidade e segurança que uma boa cadeira de banho deve ter.

Como todos sabem, com o passar do tempo, o ferro com a presença do oxigênio e a água, enferruja. Quando estagiei com a minha irmã Débora em uma casa de repouso para idosos, observamos várias cadeiras de banho amontoadas em um canto do lado de fora. Todas enferrujadas. E uma apenas sendo usada.

Foi então, que alertei a minha sobrinha, Daniella, filha do meu irmão, Wellington Silva, portador da ELA, sobre a ferrugem nas cadeiras de banho. E o vendedor das lojas por onde passamos, informaram que independente dos cuidados que deem a cadeira de ferro, se estiver perto ou não do mar, a cadeira de ferro enferrujará.

Tem cadeiras que levam de 6 meses a um ano para começar a apresentar corrosão na sua estrutura. E se enferruja, a tendência é quebrar, sem falar do risco de um possível corte na pele. Por isso, o melhor material para não enferrujar é o alumínio. 

Nem o aço inox serve, pois a camada de cromo que reveste a estrutura de ferro pode haver micro - falhas que enferrujarão.  Além do mais, o alumínio é leve.

Uma outra sugestão de cadeira de banho para portador da ELA é que tenha encosto que acomode as costas para que o seu corpo não cai para nenhum lado. Se for necessário, pode, até mesmo, amarrar o corpo no encosto. O que não acontece se o encosto for até a região da cintura.

Para aqueles que gostam de sair, como é o caso do meu irmão, a cadeira dobrável é ideal. Pois, facilita na hora de transferi-la para o carro. E sem esquecer das rodinhas e com travas. Além de ajudar no deslocamento da cadeira até o banheiro, a trava não corre o risco da cadeira deslizar no chão.

Por fim, a cadeira de banho deve suportar o peso do portador. A capacidade do peso, deve ser a mais do peso atual do paciente, para não perder, caso ganhe peso.

Recapitulando:  a cadeira de banho para um portador da ELA deve ser de alumínio, por ser leve e não enferruja; com encosto, que acomode as costas; dobrável, para quem viaja; e com rodas e travas, pois facilitará o deslocamento e aumentará a segurança.

Não encontramos esse tipo de cadeira nas lojas que passamos em Salvador, sendo comprada, na internet. Chegou rapinho e não teve nenhum problema. Segue o modelo abaixo. E até quinta com ELA.




Fontes:
Arinox,comercial LTDA. Disponível em: http://www.arinox.com.br/blog/aco-inox-enferruja/. Acesso em: 15 de agos. 2019.

Transforme sua casa. Aço inox, aço escovado, cromado ou alumínio: qual escolher?. Disponível em: https://www.transformesuacasa.com.br/aco-inox-aco-escovado-cromado-ou-aluminio/. Acesso em: 15 de agos. 2019.