quinta-feira, 9 de julho de 2020


TRÍADE EPIDEMIOLÓGICA:

agente, hospedeiro e meio ambiente.



Oi, amigos e amigas! Quinta com ELA e Demais doenças de hoje dará continuidade a mensagem exibida no dia 18 de junho que teve como título: Somente Medidas Médicas Combatem ás Doenças? Quem leu essa mensagem viu que a resposta para tal pergunta foi não.

Porque é importante saber primeiro a fonte do problema que leva o indivíduo adoecer para que, se for, possível, seja eliminado ou que pelo menos encontre meios para impedir que o mesmo fique doente com a mesma doença. 

Dessa forma é importante conhecer TRÌADE EPIDEMIOLÒGICA que explica como se dá a transmissão e a manutenção de uma doença na população humana onde há a interação do AGENTE que levará o surgimento da doença, ele pode ser um organismo vivo ou não; do HOSPEDEIRO que é capaz de ser infectado por um agente e o MEIO AMBIENTE, onde existe um conjunto de fatores que interagem o agente e o meio ambiente.

Jeca Tatu - Disciplina - Lingua Portuguesa

O escritor Monteiro Lobato nos anos 30 retratou muito bem essa tríade epidemiológica ao criar um personagem, Jeca Tatu, homem da roça, ignorante, vestido com camisa e calça remendada, papudo, feio, molenga e preguiçoso. Mas ao adentrar na vida desse personagem Monteiro Lobato explicou o motivo de suas características depreciativas ao expor o seguinte trecho:

“... Está provado que tens no sangue e nas tripas todo um JARDIM ZOOLÓGICO da pior espécie. E essa bicharia cruel que te faz papudo, feio, molenga, inerte. Tens culpa disso? Claro que não; assim, é com piedade infinita que te encara hoje o ignorantão que outrora só via em ti mamparra e ruindade. Perdoa-me, pois, pobre opilado, e crê no que te digo ao ouvido: és tudo isso sem tirar uma vírgula, mas ainda és a melhor coisa da terra.”

Observaram como Monteiro Lobato mostra Jeca Tatu sendo o HOSPEDEIRO, o jardim zoológico no seu intestino os AGENTES causadores da sua fraqueza e palidez e por fim o MEIO AMBIENTE no qual esses agentes se encontram na terra, assim como, sua condição de pobreza que após publicação dessa obra Monteiro Lobato diz ser: ‘A miséria crônica, mãe de todos os seus males’.

A palidez e fraqueza de Jeca Tatú era causada pelo verme Necator americanos, mais conhecido como Amarelão. A anemia é devida as lesões que esse verme causa na parede do intestino. E a larva ao adentrar na corrente sanguínea pode também atingir os pulmões causando problemas respiratórios como a tosse.

Sabem quais as medidas para combater esse amarelão? Medidas profiláticas como SANEAMENTO BÁSICO e uso de CHINELOS ou outro CALÇADO, caso o solo ou superfície esteja contaminado por esse verme. Uma vez o homem esteja infectado por esse verme ao defecar elimina ovos nas fezes que por sua vez contaminará o meio. O uso de vermífugos também fazem parte da cura dessa enfermidade, mas não blinda o indivíduo de uma nova reinfecção.

Felizmente, no 24 de junho, o senado aprovou o NOVO MARCO DO SANEAMENTO BÁSICO que levará a muitos brasileiros, inclusive para ilha de Itaparica, em especial, para o Loteamento Outeiro dos Galrões tratamento de esgoto que sua escassez degrada essa ilha linda, assim como, sua população.

Observaram a importância da união da resolução das doenças envolvendo assistência sanitária, não somente, médica? Se não for assim, o indivíduo sempre estará sendo medicado, mas NUNCA liberto da enfermidade, salvos as doenças que ainda são uma incógnita para a medicina. Continuaremos ainda com esse tema. Enquanto isso, se cuidem. E até quinta com ELA e Demais doenças.

Medidas de proteção do COVID-19 - Prefeitura Municipal de Búzios