quinta-feira, 18 de junho de 2020


Somente Medidas Médicas Combatem ás Doenças?

Oi, amigos e amigas! Como têm passado? É errado pensar que a saúde é adquirida somente por medidas médicas. 

Ignorar a interação de todas as condições em que a população vive como o meio ambiente num todo, envolvendo a natureza, tipo de moradia, a qualidade da água consumida, o descarte correto dos dejetos das residências como esgoto e lixo, e sem ignorar outros fatores que fogem da questão sanitária, e que são mais subjetivas, e também importantes, a grava as doenças que nada são a ausência de saúde.  

Sendo assim, é errado medicar os sintomas das doenças sem conhecer a fonte do problema que leva a pessoa a adoecer. Para isso, é necessário que haja um diálogo entre o paciente e o médico, assim como, uma investigação mais apurada por meio de exames de imagem e laboratorial.

Quando a pessoa segue esse caminho ela não pode ser vista como chique ou que quer gastar dinheiro, pois, é o caminho correto para descobrir a fonte do problema e se for, possível, resolvê-lo com medidas corretas, dentre elas, sanitárias e médicas.  

Claro, que existem doenças que são mais comuns entre a população e facilmente identificadas pelos mesmos ou por pessoas mais próximas, e que um farmacêutico, gentilmente, pode mostrar medicamentos e resolver o problema. Mas quando os sintomas se estendem por muito tempo, sim, é importante ter mais cautela pois pode ser reflexo de algo mais grave.

Se não for feito um diagnóstico correto e rápido pode agravar a doença e levar a pessoa a sofrer mais, com um tratamento longo e doloroso. Sem falar do gasto econômico que, certamente, será mais. E dependendo dos casos, pode ser tarde demais, levando a morte do indivíduo. 

Próxima mensagem com Quinta com ELA e Demais Doenças darei continuidade as demais interações que influenciam e levam a população a adoecer. Enquanto isso, se cuidem.