quinta-feira, 12 de setembro de 2019


ELA: Em busca da cura.


Oi, amigos dos portadores da ELA! ELA: Em busca da cura. Será maravilhoso o dia em que descobrirem o que realmente causa a doença esclerose lateral amiotrófica, assim como, a droga para sua cura.   

Dias atrás meu irmão Wendel me enviou uma matéria falando sobre uma pesquisa realizada na Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, em que os pesquisadores conseguiram identificar como as proteínas dos neurônios se aglomeram em um composto tóxico, que torna a célula doente e, por fim, a mata.

O estudo pretende desenvolver medicamentos que interrompam esse processo de aglomeração, freando a doença, ou quem sabe, trazendo a cura dessa doença. 

Passei para o meu irmão, professor Wellington Silva, portador da esclerose lateral amiotrófica, que logo informou que se tratava de uma pesquisa antiga. Essa descoberta foi feita há dois anos e já existem vários ensaios clínicos testando novos medicamentos.

Achei um outro estudo denominado de Projeto Mine que é uma pesquisa mundial que se dedica a entender a base genética da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e encontrar a cura para a doença.  É uma pesquisa grande que envolve 20 países, centros de pesquisa e fundações que trabalham com ELA ao redor do mundo.

Aqui no Brasil, o Instituto Paulo Gontijo (IPG), é quem compartilha os resultados que obtém com as pesquisas realizadas com os portadores da ELA que estão inseridos nesse projeto.

O que se pretende nesse projeto é analisar o genoma de 15.000 pessoas, sendo 100, brasileiros portadores dessa doença. Será feito uma comparação com 7.500 indivíduos controles (dentre eles, 50 brasileiros). Para atingir a meta de 150 amostras brasileiras.

O Instituto Paulo Gontijo conta com doações de pessoas e empresas para participar desse projeto de pesquisa, pois o processo de coleta, armazenamento e análise do material é extremamente caro e delicado.

Se vocês tiverem o desejo de doar para esse projeto, click no link a seguir: https://www.projectmine.com/pt-pt/donate/.

Já para a Instituição Paulo Gontijo existem duas formas: direta e indiretamente. Diretamente acessando o link abaixo:


De forma indireta, sem dinheiro. Segue link que dará mais informações:


Para que seja encontrado a cura da doença escleroso lateral amiotrófica é necessário que haja pesquisas. Para tanto, o governo tem que investir nas instituições públicas e privadas envolvidas nesse propósito.

Um país que não investe em pesquisas será sempre subordinado a outros países que investem e perderá a oportunidade de lucrar economicamente, pois os achados de uma pesquisa envolvem, também, retornos econômicos. Sem falar do papel humanitário que ela exerce.  Até quinta com ELA.

Fontes:

Instituto Paulo Gontijo. Disponível em: https://ipg.org.br/ipg/noticias/lan/br/id/ef02040c0230d081a22f06a75fc504ed#topo. Acesso em: Acesso em: 12 de set de 2019.


Cientistas descobrem a causa da ELA. Pró – cura da ELA. Disponível: http://procuradaela.org.br/pro/cientistas-descobrem-causa-da-ela/. Acesso em: 12 de set de 2019.