quinta-feira, 24 de setembro de 2020

 

TENTANDO VOLTAR A ROTINA EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19

Olá, amigos e amigas da Quinta com ELA e Demais doenças! 2020 está sendo um ano muito difícil por causa da pandemia do Covid-19, não é verdade? Imaginem para os pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA que devido à atrofia dos músculos motores incluindo os músculos da respiração, estão no grupo de risco.

Muitas pessoas estão tentando voltar à rotina que tinham antes da pandemia, mas como retornar às atividades se ainda não temos uma vacina para a população? Até agora temos apenas algumas certezas como o uso de máscaras, o distanciamento de 2m entre as pessoas e o uso do álcool em gel.

Em meio a tantas fake News da Covid-19, a verdade é que os médicos têm conseguido reduzir bastante o número de mortos utilizando medicamentos mais eficazes como a Dexametasona, um tipo de corticoide. Mas de qualquer maneira, mesmo sem a vacina, precisamos retomar as nossas atividades tendo os cuidados para não contrair o vírus SARS-Cov-2.

Estou dizendo isso porque nestes últimos seis meses eu fiquei praticamente em casa e deixei de fazer o tratamento para retardar a ELA. Para vocês terem uma ideia há 6 meses eu conseguia andar na piscina sem ajuda de profissionais, mas ontem ao retornar percebi que não tenho mais condições de fazer isso sozinho.

É um pouco triste porque percebi que perdi bastante por estar parado devido a pandemia. Por isso, que para as pessoas que estão com alguma enfermidade, é de suma importância, o retorno ao tratamento. Ontem fiquei muito feliz ao retornar ás atividades na piscina e receber as visitas em casa da minha fisioterapeuta.


Portanto, todos nós temos que seguir em frente de alguma maneira tentando recuperar pelo menos um pouco daquilo que perdemos nos últimos seis meses. Também, terei a felicidade de receber a visita da minha mãe, que também vem lutando com suas enfermidades e parte dos meus irmãos e cunhado.

Mas, lembrem-se, que ainda temos que tomar todos os cuidados para nos protegermos e proteger as pessoas que amamos. Reforçando, o uso de máscaras, o distanciamento de 2m entre as pessoas e o uso do álcool em gel. Até a próxima quinta com ELA e outras doenças. E se cuidem, viu?