segunda-feira, 14 de janeiro de 2019




Oi amigos! Vocês já ouviram falar sobre a Ela?  ELA não é o pronome feminino, que por sinal, terá que ser removido do estudo gramatical da língua portuguesa devido a ideologia de gênero.

Mas é a sigla de uma doença chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica. Trata-se de uma doença degenerativa do sistema nervoso, que causa paralisia motora progressiva e irreversível ao portador.

Por outro lado a mente, intelecto, juízo, memória e órgãos dos sentidos não são comprometidos.

Ainda não se sabe a causa da ELA. Até o momento não há cura, mas existem pesquisas em andamento na tentativa de desvendar a sua causa. Mas os estudos atuais mostram que esta doença está relacionada a presença de algum fator genético.

Sua expressão clínica se dá com a exposição deste indivíduo, marcado geneticamente, a algum fator, ou fatores, que funcionariam como gatilho. Desta forma desencadeia o processo de degeneração do neuromotor.  

Por se tratar de uma doença rara e desconhecida que se faz necessário a sua divulgação, para que desta forma desperte interesse nas pessoas, haja apoio e investimento às pesquisas e que culmine na melhoria da qualidade de vida dos portadores e quem sabe... na descoberta da sua cura.