quinta-feira, 26 de setembro de 2019


ELA: cinto de segurança


Olá amigos dos portadores da ELA! Cinto de segurança. Todo mundo sabe qual é a importância do cinto de segurança, não é mesmo?

O cinto de segurança protege o corpo dos choques que podem ocorrer após as colisões ou freadas bruscas. E inclusive, evita com que as pessoas sejam lançadas para fora do automóvel.

Na semana passada fiquei muito preocupada com meu irmão,  professor Wellington Silva, ao dirigir sua AutomELA. Para quem não sabe ou não lembra AutomELA é sua cadeira de rodas automotora que vem facilitando bastante a sua vida.

Sendo portador da esclerose lateral amiotrófica, aderir a esse equipamento automotor, só contribuiu de forma positiva para seu bem-estar e fluidez no seu dia a dia.  

Com a AutomELA ele circula pelos cômodos da sua casa, vai para suas atividades laborativas, sociais e recreativas de forma autônoma. Apesar da cadeira de rodas possui uma velocidade abaixo de 10km/h, quem não sabe parece que a danada passa dos 20km.

Essa foi a sensação que tive ao assistir o vídeo que minha sobrinha, Daniella, filha do meu irmão Wellington, gravou quando o acompanhava de volta para casa. 

Enquanto ela ia atrás dirigindo um carro, em sua frente, seu pai acelerava em sua AutomELA todo inspirado em Rubinho Barrichello.

Confesso que no grupo da família, no Whatssap, comentei sobre a velocidade. Mas logo ele mostrou que a sua AutomELA lhe dava segurança por ter cinto de segurança. 


Sem falar dos freios que são ativados automaticamente quando desliga ou ocorre alguma falha bruscamente.


Querem conferir esse vídeo? Então, segue abaixo e até quinta com ELA!