quinta-feira, 11 de julho de 2019



Simplesmente, esclerose lateral amiotrófica - ELA.


Hello, amigos dos portadores da ELA! A mensagem de hoje, explicará o que é a ELA. Mas antes gostaria de esclarecer que as quintas-feiras eu escrevo sobre a esclerose lateral amiotrófica, mais conhecida pela sigla ELA. E as segundas-feiras escrevo sobre gatos.

O que acontece é que na semana passada, ao conversar com algumas pessoas sobre gatos, uma delas exclamou: “Ah, como a aquela doença da ...E-LA, Ela...não é?”. ... Kkkkk

Então, percebi que não estava sendo muito clara quanto as mensagens, sendo necessário, algumas mudanças. Mas vamos a explicação da esclerose lateral amiotrófica – ELA.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença, vamos a assim dizer, que se origina no sistema nervoso central, no cérebro, que comanda todos nosso corpo.

Por algum motivo, que é desconhecido pela medicina, mesmo que haja explicações, porém, ainda não se sabe o que realmente causa essa doença, as células do cérebro, que são chamadas de neurônios, passam a se comunicar muito mal com as células responsáveis pelo movimento do corpo (andar, mexer os braços, mexer a cabeça), fala, deglutição e até mesmo, a respiração.

Infelizmente, essa doença não tem cura. É uma doença degenerativa, progressiva e irreversível. Ou seja, esses problemas, citados acima, tendem a piorar ao longo do tempo.

Por que escrevo sobre essa doença, a ELA? Porque o meu irmão, professor wellington Silva, foi diagnosticado no ano passado, com esta doença. Como trata-se de uma doença rara, em que poucas pessoas do mundo a têm, e poucas pessoas a conhecem, foi que achei importante, me juntar, a um grupo de pessoas,  que, também, propagam sobre essa doença.

 Quanto mais pessoas souberem sobre a ELA, mais se interessarão, e quem sabe, passarão a estudar para tentar descobrir a sua cura ou mobilizar os órgãos públicos, políticos, pessoas influentes, que invistam nas pesquisas.

O maior objetivo é achar a cura, mas enquanto não acham, vamos incentivar o surgimento de novos tratamentos que ajudarão a dar uma melhor qualidade de vida para os portadores dessa doença.

Bem, queridos! Eu visto camisas, propósitos, e vocês o que vestem? Desejo que dentre os seus propósitos, estejam também, a propagação da doença esclerose lateral amiotrófica. Até quinta com ELA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário