quinta-feira, 16 de maio de 2019


ELA - Mudanças no banho


Oi! Como vão? Banho. Vocês gostam de tomar banho? Ficar cheiroso é bom demais, não é mesmo? Mas com o avanço da doença, o portador da esclerose lateral amiotrófica começa a perceber a necessidade de fazer algumas modificações no ambiente do banheiro.

Todas as adaptações deverão ser feitas mediante o grau de dependência apresentado pelo mesmo e por favor, não atropelem as fases, a adaptação deverá ser progressiva. 

Quando não tiverem muito equilíbrio e dificuldades em se manter em pé a colocação de barras de segurança na parede, semelhantes aquelas utilizadas nas academias de balé ,serão de grande ajuda, pois permitem que o portador se apoie nelas durante o banho, fazendo-o sentir mais seguro.


Observem na foto acima que as barras podem ser colocadas no sentido horizontal e vertical. Deve-se tomar cuidado com a força dos braços, se estiver comprometida, o banco no banheiro também pode ajudar, pois reduz gasto de energia, além de ser mais seguro.


O uso de tapetes antiderrapantes (emborrachados) evita quedas, os pés ficam mais firmes no chão, proporcionando também mais confiança.Se for difícil para ele manter-se em pé por muito tempo, pense que talvez uma cadeira de banho seja a melhor opção e permitirá maior conforto.


Um outro acessório interessante de ter no banheiro é uma saboneteira automática que é acionada ao posicionar as mãos abaixo do sensor. Como as mãos começam a enrijecer, segurar o sabão em barra fica impossível e de passar no corpo também.


Para higienizar os pés um outro acessório interessante é a escova fixa no chão. Ela possui ventosa na parte posterior para fixação no chão, e as cerdas na parte anterior facilita a higiene independente dos pés. 


Esses podem ser alguns acessórios importantes, seguros e que proporcionam menor gasto de energia ao portador da esclerose lateral amiotrófica na hora do banho. Existem muitos outros que vão progressivamente auxiliando esse momento tão agradável de tomar banho.

Tais acessórios devem ser inseridos paulatinamente na vida do portador, deixando que ele mesmo sinta a necessidade de tê-los. Foi assim que aconteceu com a portadora da esclerose lateral amiotrófica Dagmar Munn, diagnosticada desde 2010 com a ELA.

 

Ela conta que dois anos depois do seu diagnóstico, sentiu-se convencida de implementar algumas medidas de segurança em toda a sua casa. Por exemplo, passou a usar um andador com rodas para estabilizar seu equilíbrio, no banheiro colocou várias barras de apoio posicionadas estrategicamente e até tinha uma cadeira perto do seu armário para que pudesse se sentar enquanto se vestia.

Mas ao tomar banho, enquanto estava no chuveiro, ela se viu em uma batalha perdida, tentando lavar seu cabelo com uma das mãos, enquanto a outra mão segurava a barra de apoio em um "aperto mortal".

Suas pernas estavam tensas e precisavam dobrar. Mas ela estava com medo de se mexer. Enquanto a água girava em torno dos seus pés, ela sabia que era apenas um passo em falso para uma queda feia.

De repente, uma voz em sua cabeça disse: “É por isso que as pessoas usam cadeiras de banho . Duh!... kkkk

Então ela confessa que por muito tempo resistiu em comprar e usar uma cadeira de banho. Ela dava todas as desculpas: que não precisava de uma, ter uma significava que ela estava desistindo, e as cadeiras de banho são para pessoas idosas e tal.

Mas ao reconhecer a necessidade das mudanças no banheiro seu marido se sentiu aliviado. Perceberam o quanto é importante respeitar as etapas de mudanças do portador? Quem sabe das suas lutas são eles, não sejam agressivos em impor algo em que eles não estejam preparados.

A experiencia da Dagmar Munn, ajuda muito para que os portadores dessa doença entendam a real necessidade das mudanças. Ela conta que quando passou a usar sua nova cadeira de banho, se perguntou por que não usou uma mais cedo.

Dagmar estava em negação sobre suas habilidades. Ao aceitar as mudanças ela estava desistindo? Não. Apenas mantendo o controle do seu novo ambiente. As cadeiras de banho não são apenas para pessoas idosas, mas para pessoas inteligentes de todas as idades quando percebem a sua grande utilidade. Até quinta com ELA.


Fontes:

Munn,Dagmar.Estou aprendendo a seguir meus momentos de 'Aha' enquanto vivo com ALS..Disponível em:https://alsnewstoday.com/2019/05/14/aha-moments-shower-chair/. Acesso: 15 de mai 2019.

Mibrela. Disponível em: http://www.todosporela.org.br/mibrela/. Acesso em: 15 de mai. 2019.

2 comentários: