quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

 AMBU

Por: Michele Machado

Olá, amigos e amigas de Quinta com ELA e Demais doenças! Vocês sabem o que é ambu? Não confundam com umbu, fruto do umbuzeiro. Kkkkk ... AMBU é um equipamento que possibilita uma ventilação artificial. Muito usado em primeiros socorros em casos de parada cardiorrespiratória e fácil de ser transportado.

O ambu é composto por um uma máscara facial que envolve o nariz e a boca, um balão plástico maleável e inflável, uma válvula que impede que o ar exalado pelo paciente volte para o balão, uma pré-válvula para reservatório e um reservatório de oxigênio.

Pacientes com esclerose lateral amiotrófica – ELA, em uma fase da doença, precisará usar esse equipamento. Com a evolução da doença é feito testes para verificar a capacidade respiratória do paciente.

Testes como de prova de função pulmonar como a Capacidade Vital Forçada, Pico de Fluxo de Tosse, Pressões Respiratória, Oximetria de pulso e Capnografia. Meu irmão, Wellington Silva, sendo portador da ELA, em 2019, os resultados dos seus exames de capacidade vital forçada começaram a declinar de (CVF 84%) para (CVF 82%) baixando para (CVF 80%).

Dessa forma, para auxiliar os músculos respiratórios, optou-se como tratamento respiratório o ambu. Ele faz exercícios respiratórios com o ambu três vezes ao dia. São três séries de 5 x. Há uns dois meses eu tenho feito esses exercícios com ele.


No início foi complicado, por dois motivos, o primeiro na execução dos exercícios, mas aprendi, você pega o ambu e posiciona a máscara no rosto cobrindo o nariz e a boca e o insufla três vezes, então, meu irmão inspira para empilhar o ar nos pulmões. Parece que ele está bebendo ar. Depois que ele inspira, aos poucos, começa a soltar o ar devagar. Segue abaixo um vídeo para melhor compreensão.


O segundo motivo foi que me perdia na sequência. Cada série de cinco tinha um intervalo de um 1min. Mas durante a série de cinco ele bocejava, conversava, ocorria erro na entrada do ar e por isso tinha que repeti, dessa forma me perdia na contagem e ele também.

Então, passei a usar uma tática utilizando feijão e um frasquinho. Cada vez que eu inflava colocava um feijão dentro do frasco. Mas as vezes me esquecia de colocar o feijão dentro do frasco.

                                  

Um dia, ao esperar a segunda série, meu irmão com a voz baixinha disse: Michele? Eu respondi: Oi! Já terminou essa série. Então, ele disse: Você esqueceu de colocar o feijão dentro do fraquinho. Kkkkkkkk... Até com feijão eu me atrapalhava. kkkkk

Mas a prática leva a perfeição, não é mesmo? Hoje eu posso dizer que acerto 95%. Kkkk... Momentos engraçados vividos ao lado do meu irmão. Mesmo diante do drama que a ELA possa causar, sempre encontramos a comedia para desanuviar a dor. Até quinta com ELA e Demais doenças.

Fontes: 

Maconequi. Disponível em: https://blog.maconequi.com.br/como-utilizar-um-ambu/. Acesso em: 18/02/2021.

Livreto Informativo ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica. Atualização 2018. São Paulo, 2018. 90 p.



 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário