quinta-feira, 4 de junho de 2020



Tosse, mas não por causa do Covid-19.

Olá amigos e amigas de Quinta com ELA e demais doenças. Não sei se vocês prestaram atenção, mas Quinta com ELA falará de outros tipos de doenças além da esclerose lateral amiotrófica, mas conhecida pela sigla ELA.   E hoje o tema é tosse. Vocês já tiveram tosse? E o que faz as pessoas tossirem? Vamos lá?

Tosse é um movimento voluntário e involuntário dos pulmões na tentativa de expelir algo que esteja dificultando a respiração. Na maioria das vezes a tosse está relacionada a doenças causadas por vírus, bactéria e também por alergia.

No caso da tosse causada por vírus, as doenças mais comuns são o resfriado e a gripe. O resfriado os sintomas são leves e geralmente ocorre entupimento das vias aéreas. Já a gripe é mais debilitante, além dos sintomas do resfriado causa também febre, dor de cabeça, dores musculares e indisposição.

Tais sintomas podem se agravar ainda mais, ou não, depende do indivíduo contaminado, se for os vírus emergentes como o H1N1 e os da família do Coronavírus que podem desenvolver a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS-CoV), a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e o Novo Coronavírus (COVID-19), todos, dependendo de cada indivíduo, podem se agravar e levar a morte.

Felizmente, de forma natural, o nosso corpo combate a ação desses vírus, sem necessidade de remédios. Mesmo porque, não existe medicamentos que curam gripes, apenas que aliviam os sintomas. Salvos as vacinas, já descobertas, que podem impedir a manifestação dos sintomas ou amenizar.   

A tosse também pode ser causada por bactérias, diferentemente, do vírus, a bactéria é um organismo vivo por ter célula, um organismo unicelular. Já o vírus é um parasita intracelular obrigatório.

Sua forma de tratamento é a base de antibiótico e outros tipos de medicamentos que combatem os sintomas, semelhantemente, aos da gripe. E as bactérias mais conhecidas causadoras de tosse são: Mycobacterium tuberculosis - MTB ou bacilo de Koch e a Streptococcus pneumoniae, chamada também de  pneumococo. Lembrando que a pneumonia também pode ser causada por vírus.

Ambas as doenças citadas causadoras da tosse, tanto a viral quanto a bacteriana, são infectocontagiosas facilmente transmitidas de pessoa a pessoa através de gotículas que contém esses agentes infectantes por meio da tosse, conversa, utensílios e superfícies contaminadas.

No que diz respeito a tuberculose, é muito importante está atento aos sintomas que são: tosse seca por mais de três semanas, febre e perda de peso. O diagnóstico é feito através de radiografia dos pulmões e o tratamento geralmente leva seis meses e é acompanhado por um médico que receitará antibióticos e outras drogas. A vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), a que tomamos quando bebê, e que deixa uma marca no braço, é a principal forma de prevenir a tuberculose.

Por fim, a tosse, também, pode ser causada por alergia.  A rinite, por exemplo, é uma inflamação das mucosas do nariz. E os sintomas são parecidos com um resfriado, apresentando entupimento e coceira do nariz. Afeta o paladar (perda do sabor) e do olfato (perda do cheiro), causando um certo incomodo ao se alimentar. A tosse alérgica pode causar falta de ar e produzir catarro, quem bem sabe disso, são as pessoas que sofrem de asma ou bronquite asmática. Essas pessoas devem ser acompanhadas por um médico e o tratamento pode ser longo.

É muito importante que as pessoas aprendam a identificar tais sintomas e tenham conhecimento dos possíveis agentes causadores da tosse para que o tratamento seja correto e no tempo hábil. Principalmente, por nós estarmos vivendo em um momento de medo por conta da pandemia do Covid-19. Muitos inclusive, estão deixando de ir as unidades médicas com medo de pegar esse vírus.

Eu, em particular, estou tendo tosse que já chega a dois meses. Claro que nesse tempo, em casa, combati com xarope, chá de limão, cebola, alho, mel, óleo de oliva, banho de sol e suspendi alimentos com leite. Houve uma melhora significativa, mas vira e mexe lá estou eu tossindo. No início pensei que poderia ser o Covid-19, fui orientada por um médico socorrista da família por telefone, mas o tempo de incubação de 14 dias já tinha passado, assim, logo foi descartado a possibilidade.  

Recorri a um posto perto de casa, em Bom Despacho, na Ilha de Itaparica-BA, após duas tentativas para ser consultada, a primeira, segundo as informações dos funcionários, o médico havia saído mais cedo, e a segunda tentativa, fui informada que o médico era do grupo de risco e que por isso não estava na unidade, então, após uma calorosa discussão, pois só estava atendendo casos com sintomas de Covid-19 e pré-natal, um enfermeiro me atendeu.

 Fez perguntas de quanto tempo estava tossindo, se havia perdido peso, se tinha tido febre, se estava tendo produção de catarro e por fim fez o exame físico de ausculta pulmonar. Verificou que os meus pulmões estavam limpos, mas mesmo assim, exigi a requisição do RX pulmonar. Mas o interessante que o município não estava realizando esse exame, somente para casos com sintomas do Covi-19. Assim, recorri a uma clínica particular e aguardo o resultado.

O que quero dizer com a minha experiência? É muito complicado o momento em que estamos vivendo por conta da pandemia do Covid-19. Esse afã de combater a disseminação do vírus no país, tem deixado de lado os atendimentos de doenças que podem se agravar e refletir a longo prazo na vida das pessoas.  

Por isso, vocês que têm tido sintomas de doenças, não deixem de recorrer as unidades de saúde, por conta dessa pandemia, pois “FICANDO EM CASA”, vocês não morrerão de Covid-19, mas de outra doença, principalmente, de um câncer em que o tratamento ainda está em andamento. E que inclusive causa tosse também. Até Quinta com ELA e demais doenças. E se cuidem.  



 


2 comentários: