quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019



   Oxigenoterapia no tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica 



O Riluzol é o único medicamento usado para o tratamento da doença Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA, por prolongar a vida do portador em três meses. Porém, questionam-se sobre esta medicação, sendo dispensada por alguns médicos, deixando a critério do paciente a sua utilização.

Mas além do tratamento farmacológico, outras terapias, dentre elas, a oxigenoterapia vem sendo comprovado, cientificamente, a sua eficácia, por proporcionar qualidade de vida e prolongamento da vida dos portadores da ELA.

Essa terapia de oxigenação mantem a complacência do tórax, do movimento da caixa torácicas, bem como a expansão dos pulmões.

O vídeo abaixo da TVSenado apresenta a terapia, ventilação não invasiva, que trabalha a capacidade de insuflação máxima exercitando os pulmões a inflar independente da força muscular do paciente.

Observem que o entrevistado e portador da ELA, Sthanley Abdão, que utiliza tal terapia, em um momento da entrevista começa a tossir, aí vem um questionamento que reforçará tal terapia.


Será que os portadores dessa doença que utilizam a fala em seu trabalho e atividades diárias, usassem o cateter nasal portátil, lhes proporcionaria mais conforto ao falar e ao mesmo tempo diminuiria o desgaste da musculatura dos pulmões? Segue vídeo. Vale apena assistir.  

  https://www.youtube.com/watch?v=XMcOsr8qk6E

Nenhum comentário:

Postar um comentário